Art and Documentary Photography - Loading L1009618.jpg

Valéria Barcellos é multiartista transgênero baseada em Porto Alegre. Em sua carreira como cantora, atriz, performer trata de negritude, gênero, diversidade, inclusão e transgeneridade. Além de sua atuação na cultura, participa de projetos sociais voltados para a inclusão de pessoas trans na sociedade. Como mulher trans e negra, Valéria já por diversas vezes denunciou situações de transfobia e racismo. Para além da sua relevância no Rio Grande do Sul, já viajou pelo Brasil e outros países fazendo peças e shows.

Art and Documentary Photography - Loading L1000070.jpg

Beatriz Pereira é a mais nova pintura dos prédios da PGE-Daer. Prefere não ser chamada de líder da comunidade em que vive, prefere ser chamada de voluntária popular. Seja como for, Beatriz é uma figura de referência para aqueles que moram nas ilhas na volta de Porto Alegre. Na Ilha da Pintada, onde vive, é mãe-de-santo e educadora. Além de tudo isso, é ainda presidente de escola de samba. Relembrando o passado, diz ter largado os estudos em função do racismo. Na escola, sofreu por sua cor de pele, com vergonha, saiu da escola e foi fazer sua vida. Vida essa que agora é homenageada estampando um dos mais importantes prédios da cidade de Porto Alegre.

Art and Documentary Photography - Loading L1000312.jpg

Jornalista, psicanalista, radialista, advogado e escritor, Antônio Carlos Côrtes é um nome importantíssimo na militância negra do país. Porto Alegre, 1971, plena ditadura militar, o Grupo Palmares, liderado pelo jovem Antônio Carlos e mais cinco amigos, consegue emplacar o Dia da Consciência Negra para o 20 de Novembro – data da morte de Zumbi dos Palmares- e não mais o 13 de maio – data da proclamação da Lei Áurea. De lá para cá, Antônio Carlos fez muito. Ajudou a manter viva a Sociedade Beneficente Floresta Aurora, clube negro mais antigo do país e que se localiza em Porto Alegre. Foi Presidente do Conselho Estadual de Cultura. Publicou livros, artigos, colunas. Continuou empenhado em sua militância ao longo de sua vida. Tanto é sua relevância para o estado que em 2021 recebeu a medalha Simões Lopes Neto, maior honraria concedida pelo governo do RS.

Art and Documentary Photography - Loading L1000156.jpg

Para além de cantora, Loma Pereira é apresentadora de eventos, locutora, compositora ativista e produtora de projetos na música. Sua trajetória nos gêneros musicais começa, ainda criança, com o coral, passando pelo MPB, música afro-brasileira, nativista e latino-americana. Quando morou no Rio de Janeiro, gravou com Gilberto Gil e Elza Soares. No Rio Grande do Sul, foi percursora da música tradicionalista na época de Barbosa Lessa e Paixão Cortes. Ao longo de sua vida, teve muita coragem, habilidade e astúcia para tomar decisões difíceis. Vinda de uma família sem capital e filha de mãe solteira, ingressou mesmo assim no difícil mercado da música. Já estabelecida, fez parte do Movimento Tradicionalista Gaúcho e nele atuou com destaque, em meio a um grupo majoritariamente masculino. Tanto é sua importância para a música gaúcha que em 2019, foi vencedora do Prêmio Açorianos de música, pelo conjunto da sua obra.

Art and Documentary Photography - Loading L1004062.jpg

Jornalista de formação, Clarissa Lima é Assessora de Diversidade da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul desde o dia 20 de novembro de 2020. Tem trajetória no jornalismo, onde já tratava principalmente da diversidade racial e de gênero. Em seu trabalho como Assessora de Diversidade, apoiou e ajudou a construir diversos projetos com tais temáticas. Atualmente, é uma referência no estado quando se trata de cultura e diversidade.

Art and Documentary Photography - Loading L1008977-Editar-2.jpg

Matheus Gomes is 29 years old and is a councilor of Porto Alegre for the PSOL. He has been active since the age of 17 in the black, student and peripheral movement, and currently has insertion in different collectives and entities in the black community. He has a degree and a master's degree in history from UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul). In 2020, he was elected councilor with the fifth highest vote in the capital of Rio Grande do Sul. Since taking office as councilor, Matheus has received 7 death threats.

Art and Documentary Photography - Loading L1009500-Editar.jpg

Professor de História, ativista e artista, Waldemar Moura Lima – Mestre Pernambuco-, é intelectual e uma liderança do movimento quilombista. O quilombismo é um movimento que tem como base a mobilização da população negra latina a partir de suas próprias bases culturais e históricas. No âmbito da cultura, tem uma longa trajetória como agitador cultural, sendo criador de grupos carnavalescos, bandas e grupos musicais. Mestre Pernambuco é uma importante referência de ativismo e cultura no estado do Rio Grande do Sul.

Art and Documentary Photography - Loading L1009851-Editar-2.jpg

Porto-alegrense, Roger Machado é atual técnico do Grêmio. Ingressou no Tricolor Gaúcho com 17 anos. Depois de um bom período em campo pelo Grêmio, pelo qual foi campeão da Libertadores em 1995, seus caminhos o levaram a jogar no Fluminense e no D.C United, nos Estados Unidos. Ingressou pela primeira vez como técnico no Juventude, onde ficou por um curto período. Regressou, então para o Grêmio, onde garantiu a vaga do Tricolor Gaúcho para a Libertadores. Depois de sua temporada no Grêmio, passou pelo Atlético Mineiro, Palmeiras, Bahia, Fluminense e regressa novamente ao Grêmio em 2022. Quando à frente do Bahia, recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares, alta condecoração concedida pelo município de Salvador pelo combate ao racismo. Ao longo de sua carreira como treinador, Roger foi notável por sua luta contra o racismo. Em coletivas de imprensa, não é raro ver Roger falando sobre o combate ao racismo e a desigualdade social. Roger encontra tempo em sua vida corrida para apoiar e incentivar projetos sociais, culturais pautando o antirracismo.

Art and Documentary Photography - Loading L1009957-Editar.jpg

Carioca, radicado em Porto Alegre há bons anos, Jeferson Tenório é escritor. Estreia na literatura com o romance O beijo na parede (2013). E, em menos de dez anos, é vencedor do Prêmio Jabuti, uma das maiores premiações da literatura nacional, pelo romance O avesso da pele (2020). Esse livro premiado trata exatamente das relações raciais e identidade. Em 2022, ao realizar uma palestra em uma escola da Bahia, foi ameaçado de morte por perfis anônimos na internet.

Marcio Pimenta | Photographer

Marcio Pimenta is a explorer and photographer based in the South of Brazil.
Website via Visura

Marcio Pimenta | Photographer is integrated to:
Visura site builder, a tool to grow your photography business
Visura's network for visual storytellers and journalists
A photography & film archive by Visura
Photography grants, open calls, and contests
A newsfeed for visual storytellers